Aprenda Brincando

Atividades,jogos e dinâmicas que estimulam de forma adequada,o desenvolvimento da confiança e da criatividade,desenvolvendo múltiplas competências e habilidades nos alunos.



domingo, 14 de agosto de 2011

Atividades Juninas










Projeto Carnaval


3º ano C
Duração: 28/02 a 04/03/2011

Objetivo:
Oferecer condições aos alunos de conhecer melhor nossos costumes, conscientizando sobre os vários aspectos do Carnaval.

Justificativa:
Identificar o Carnaval como uma festa popular e que faz parte das datas comemorativas.

Habilidades:
Mostrar para os alunos que o Carnaval é uma festa de brincadeiras sadias, onde as pessoas se caracteriza com fantasias e máscaras.

Material Necessário:
Papel cartão, revistas, cola, tesoura, papel ofício, lápis de cor.

Textos e bibliografia sobre o tema:
Dia-dia do professor, http://aprenderecia.blogspot.com/2010/01/projeto-carnaval.html, A origem do Carnaval Datas comemorativas.

Planejamento interdisciplinar:
Português Trabalhar a palavra Carnaval, produção de textos com figuras carnavalesca.Trabalhar com as machinhas de carnaval os encontros vocálicos e consonantais.
Matemática: O ano, o mês e o dia que surgiu o Carnaval.
Ciências: Os agravos à saúde, tipos de drogas.

Avaliação:
O aluno será avaliado através da participação, apresentação dos trabalhos e debates em sala

Atividade
Conversa informal sobre a origem do Carnaval.
Apresentação de uma história Carnaval na floresta. Trabalhar a palavra Carnaval.

Trabalhar em sala as marchinhas de Carnaval, explorar a música e trabalhar encontro vocálico e consonantal. Atividades de matemática, relacionada com o ano, mês e dia que surgiu o Carnaval.

Confecção de trabalhos em sala com figuras de escolas de samba. Debate sobre cada escola.

Apresentação do baile de Carnaval na escola Pedra do Reino.Apresentação de máscaras e trajes de Carnaval.

Músicas Juninas

Cai, Cai Balão
(domínio público)

Cai, cai balão
Cai, cai balão/
Aqui na minha mão
Não cai não,
Não cai não, não cai não
Cai na rua do sabão.


Olha Pro Céu Meu Amor
(Autores:José Fernandes e Luiz Gonzaga)

Olha pro céu meu amor
Vê como ele está lindo
Olha prá quele balão multicor
Como no céu vai sumindo.
Foi numa noite igual a esta /
que tu me deste o teu coração/
O céu estava em festa /
porque era noite de São João /
Havia balões no ar /
xote, baião no salão /
E no terreiro o teu olhar /
que incendiou meu coração.


Capelinha de Melão
(domínio público)

Capelinha de melão /
É de São João /
É de cravo, é de rosa /
É de manjericão.
São João está dormindo /
Não me ouve não /
Acordai, acordai /
Acordai, João.


Pula a fogueira
(Autores: Getúlio Marinho e João B. Filho)

Pula a fogueira, Iaiá
Pula a fogueira, Ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira
Já queimou o meu amor
Nesta noite de festança
Todos caem na dança
Alegrando o coração
Foguetes, cantos e troca
Na cidade e na roça
Em louvor a São João
Nesta noite de folgueto
Todos brincam sem medo
A soltar seu pistolão
Morena flor do sertão
Quero saber se tu és
Dona do meu coração


Balão vai subindo
(domínio público
)

O Balão vai subindo
Vem vindo a garoa
O Céu é tão lindo
E a Noite é tão boa
São João, São João
Acende a fogueira do meu coração.

Projeto São João


Objetivo :
Resgatar a nossa cultura; Comparar os costumes juninos no Brasil e no mundo.

Justificativa :
As festas juninas fazem parte do nosso folclore.São elas o motivo de alegria de suas comemorações.Proporciona a sociabilidade e a integração da comunidade escolar.

Habilidades :
desenvolver raciocínio lógico, a expressão oral e corporal , a coordenação motora, a percepção oral, auditiva e visual da criança.

Material necessário:
Cartolina , papel oficio, cola, tesoura, lápis de cor, palito, som, cd.

Texto e bibliografia sobre o tema :
O são João ( Dia dia dos professores- Datas comemorativas, projetos e murais)
Festas Juninas ( Dente de leite)

Planejamento Interdisciplinar
Português : Produção de texto sobre o São João; Acentuação.
Matemática : Dobro, triplo; Calendário; Figuras Planas.
Geografia : Discutir sobre o valor do trabalho rural.
História : Diversidades regionais.
Ciências : Os sentidos ( percepção oral, auditiva e visual da criança).

Avaliação e Produtos :
O aluno será avaliado através de participação,atividades orais e escrita.

Atividades
Aula explicativa, origem do São João;Conversa informal na rodinha sobre as festas juninas; Música: Olha pro céu....

Recorte e colagem, confecção de cartazes; Música: A fogueira tá...

Hora do conto: Que festa!;Poema : Meu Balão;Trabalho rural

Ordenação de palavras; Dobro e triplo; Figuras planas; Calendário.

Pintura; Lista de comidas típicas;Apresentação de um Jogral; bate papo na roça (poema);

Cantigas de Roda - Ciranda


Alguns exemplos de cantigas de roda:
Capelinha de melão
Capelinha de melão
É de São João
É de cravo, é de rosa,
É de manjericão
São João está dormindo
Não acorda, não
Acordai, acordai,
Acordai, João!

Caranguejo
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe
Na vazante da maré.
Palma, palma, palma,
Pé, pé, pé
Caranguejo só é peixe, na vazante da maré!

Atirei o pau no gato
Atirei o pau no gato, tô
mas o gato, tô tô
não morreu, reu, reu
dona Chica, cá cá
admirou-se, se se
do berrô, do berrô, que o gato deu, Miau!

Ciranda cirandinha
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou
Por isso, D. Fulano entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora
A ciranda tem tres filhas
Todas tres por batizar
A mais velha delas todas
Ciranda se vai chamar

Escravos de Jó
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.

A canoa virou
A Canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa da (nome da pessoa)
Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava a (nome da pessoa)
Do fundo do mar

Siri pra cá
Siri pra lá
(Nome da Pessoa) é bela
E quer casar

Trava-línguas


Exemplos de Trava Línguas (devem ser falados rapidamente sem pausas)

- Pedro tem o peito preto, O peito de Pedro é preto; Quem disser que o peito de Pedro é preto, Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.

- A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.

- Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será.

- Há quatro quadros três e três quadros quatro. Sendo que quatro destes quadros são quadrados, um dos quadros quatro e três dos quadros três. Os três quadros que não são quadrados, são dois dos quadros quatro e um dos quadros três.

- Chupa cana chupador de cana na cama chupa cana chuta cama cai no chão.

- Pinga a pipa Dentro do prato Pia o pinto e mia o gato.

- O rato roeu a roupa do rei de Roma.

- Pinga a pia apara o prato, pia o pinto e mia o gato.

- O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.

- Quico quer quaqui. Que quaqui que o Quico quer? O Quico quer qualquer quaqui.

-Três pratos de trigo para três tigres tristes.

- Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia.

- Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.

- Fala, arara loura. A arara loura falará.

- Se o Arcebispo-Bispo de Constantinopla a quisesse desconstantinoplizar, não haveria desconstantinoplizador que a desconstantinopllizasse desconstantinoplizadoramente.

- Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, para o prato, pia o pinto e mia o gato.

- A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso...

- O Tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu pro tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.

Folclore Brasileiro

O que é Folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Folclore na sala de informáica


Conteúdo
Folclore

Objetivo
Buscar ampliar o conhecimento, compreensão e a importância do Folclore.

Metodologia
Fazer fichas com a divisão do conteúdo sobre o folclore( o folclore ,lendas com todos os personagens, superstições,parlendas,brincadeiras,advinhas,danças folclóricas, músicas,etc. distribuir entre os alunos as fichas; Pesquisar no site http://www.suapesquisa.com/folclore.htm.Cada aluno pesquisa sobre o que tem na sua ficha e depois apresentará sua pesquisa para turma e colocará o seu trabalho no Varal do Folclore.

Recurso
Cartolina para as fichas
lápis de pintar
caderno
varal
grampeador



Projeto Folclore

1-Apresentação
Este projeto busca trazer informações sobre o folclore do nosso Estado situado na região do Nordeste,despertando no mesmo o espírito de cidadania presente no discruso educacional.

2 - Objetivo Geral
- Identificar a importância do folclore na nossa região.

3 - Objetivos específicos
- Reconhecer o que é folclore e sua origem
- Desenvolver o gosto por música e danças do folclore
- Mostrar os valores culturais
- Esclarecer fatos do folclore de seu Estado ou de outros.

4-Justificativa
O projeto folclore surgiu durante as aulas de história, após observar a dificuldade dos alunos na cultua brasileira.
É necessário o conhecimento da cultura em que vivemos, tais como danças, cantigas,lendas, comidas típicas em forma de valorizar sua origem.

5-Procedimentos
Estudar folclore é principalmente fazer leitura da culura que permite aos alunos conhecer os processo da nossa região.

6-Planejamento Interdisciplina

Português:
- Parlenda
- Provérbios
- Quadrinhas
- Piadas
- Literatura de Cordel
- Frases prontas
- Frases de pára-choque de caminhão
- Trava-Língua

Matemática:
- Receitas;numerais e operações.
- Gráficos(pesquisa,medosemelhantes, cores da pipa.

História e geografia:
- Manifestações culturais, religiosas.
- Quais lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil?

Ciências:
- Plantas medicinais

7-Avaliação
Os alunos serão avaliados a cada atividade realizada em sala de aula.