Aprenda Brincando

Atividades,jogos e dinâmicas que estimulam de forma adequada,o desenvolvimento da confiança e da criatividade,desenvolvendo múltiplas competências e habilidades nos alunos.



terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Projeto Dia das Mães

Escola:


Data:
Professor(a):

Karla Geanne
Tema do Projeto:
Mães

Duração:

Inicio em:


Objetivo:


Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães.
Justificativa:
O tema é realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas.
Habilidades:
Conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães. Confeccionar lembranças e cartões para presentear às mães.


Material necessário:

Papel cartão, revistas, cola, tesoura, papel ofício, lápis de cor,som cd, laboratório de informática.



Texto e Bibliografia sobre o tema:
O dia-a-dia do Professor


http://professoravivianferreira.blogspot.com/2009/04/projeto-dia-das-maes.html

Planejamento Interdisciplinar:

História:Conversa informal sobre a origem do dia das mães
Geografia: Profissões
Português: Desenvolver a leitura através da visualização de figuras
Matemática: Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha
Ciências: Mãe grávida: gravidez saudável ou de risco, mãe aidética, fumante, alcoólatra.


Avaliação e produtos:

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.




Projeto
Dia das Mães



Duração:
Inicio:

Data
Atividade:
1º dia


Conversa informal sobre o Dia das Mães, Profissões
2º dia


· Músicas: “Bate meu coraçãozinho”, “Mãezinha do céu”,Ensaios da música e interpretação.
3º dia


Confecção de cartazes: “As profissões”, “Momentos com a mamãe”; “Montagem de uma boneca que representará a mãe
4º dia



Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
· Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta .
5º dia



Festas em homenagem as mães;Dinâmicas com as mães no dia da festa; Homenagem as mãe: apresentação das turmas

Páscoa

Escola:


Data:
Professor(a):

Karla Geanne
Tema do Projeto:
Páscoa

Duração:

Inicio em:


Objetivo:

Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa



Justificativa:
A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate.
Para que tudo tenha um sentido, realizo o projeto de uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte e culinária
Habilidades:
Conscientizar a importância do significado da Páscoa em nossa vida; Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.


Material necessário:

Papel cartão, revistas, cola, tesoura, papel ofício, lápis de cor,som cd, laboratório de informática.



Texto e Bibliografia sobre o tema:
O dia-a-dia do Professor Volume 1-4-7

http://elizinharocha.blogspot.com/2009/03/projeto-pascoa.html
Planejamento Interdisciplinar:

História: Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema:
Português:. Leitura de quadrinhas, poesias;Escrita espontânea;Leitura de história sobre o tema;Coro-falado.
Matemática: Cores;Problemas
Ciências:O coelho( ser vivo,mamífero,vertebrado)


Avaliação e produtos:

A avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.


Projeto Carnaval

Escola:


Data:
Professor(a):

Karla Geanne
Tema do Projeto:
Carnaval

Duração:

Inicio em:


Objetivo: Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;  Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características.








Justificativa: Desde pequenas, as crianças aprendem muito, vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca. Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças, respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.

Habilidades:

Criação das máscaras pelas próprias crianças, identificar e traçar corretamente as letras e números com os nomes das músicas de carnaval; Desenvolver a memória musical.


Material necessário:

Papel cartão, revistas, cola, tesoura, papel ofício, lápis de cor.



Texto e Bibliografia sobre o tema:
Dia-dia do professor
Planejamento Interdisciplinar:

História: A origem do Carnaval;
Português: Linguagem oral e escrita com as músicas carnavalesca.
Matemática: Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas
História/Geografia: Estabelecer relação entre passado e moderno
Ciências:Os agravos à saúde, tipos de drogas.


Avaliação e produtos:

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.






Projeto
Carnaval

Duração:
Inicio:

Data
Atividade:
1º dia


Conversa informal sobre a origem do Carnaval
2º dia


Trabalhar em sala as marchinhas de Carnaval, explorar a música e trabalhar as vogais e consoantes.
3º dia


Atividades explorando a escrita de letras e números. Recorte e colagem com a palavra CARNAVAL.

4º dia



Dança, Desenho; Pintura sobre a festa de carnaval.
5º dia



Apresentação do baile.das máscaras e trajes de Carnaval, no pátio da escola.

Sugestões de Atividades
*As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.
* Cada criança recebe uma máscara de pirata (ou outro personagem) para pintar, colar adereços, enfim, enfeitar do seu agrado. E saem máscaras no capricho.
* É preciso promover momentos para escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Estes momentos são importantes para a socialização do grupo.
Brincadeiras Infantis:* Durante a realização deste projeto as crianças devem participar e compartilhar espontaneamente com sugestões e idéias de brincadeiras infantis. Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: O gato e o rato; passar anel; ovo choco; pega-pega; esconde-esconde e outras.
Festa Carnavalesca:* Na festa carnavalesca da escola as crianças são convidadas a virem fantasiadas e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade.